Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 18h | (11) 2274-0202

Como escurecer o fotolito para serigrafia

Aprenda como escurecer o fotolito da sua estampa utilizando o reforçador de imagem ou tinner e tenha uma tela gravada com mais qualidade.

O fotolito tem um papel fundamental para a serigrafia manual, é através dele que o desenho é transportado para a matriz serigráfica e da matriz para o produto. Todo o processo sendo bem executados, resultam numa impressão de boa qualidade.

Um dos fatores que fazem com que o seu desenho seja bem gravado em sua matriz é o fotolito. No artigo Fotolito para Serigrafia, falei sobre o fotolito e suas principais características. Falei também sobre o escurecimento do fotolito e a sua importância é isso que vou demonstrar em vídeo.

Aprenda como fazer o escurecimento do fotolito utilizando o reforçador de imagem, um produto que a indústria criou e que é encontrado com facilidade em lojas de serigrafia e como era feito esse processo antigamente, utilizando o tinner ou a gasolina.

Mas por que devo fazer esse procedimento?

Simples, a tinta preta impressa no papel transparente fica mais intensa e brilhante, o preto fica mais preto, impedindo ainda mais a passagem da luz no ato da gravação da tela. Essa ação faz com que os detalhes do seu desenho sejam gravados por completo e com mais precisão, daí a importância desse processo.

Claro que não é fundamental fazer o escurecimento do fotolito, eu mesmo já gravei muita tela sem escurecer o fotolito mais percebi que quando comecei a testar a gravação com o fotolito escurecido, detalhes que as vezes davam trabalho na hora da abertura, como traços mais finos e ou detalhes da estampa que acabavam estourando ou muita das vezes nem abrindo, parou de acontecer e resultou numa experiência mais positiva com relação a abertura da tela, então absorvi esse procedimento como padrão nas minhas produções.

Eu consigo então realizar esse procedimento em qualquer fotolito? Infelizmente não, somente pode ser realizado o escurecimento da tinta em fotolitos que foram impressos em impressoras a Laser, os fotolitos impressos em impressora jato de tinta não posso realizar esse procedimento, pois ao aplicar o spray ou o vapor do tinner ou gasolina, a tinta impressa no papel vai escorrer e você vai perder a sua impressão!

Bom, vamos ao vídeo e se achar interessante o processo, comece a introduzi-lo em sua rotina de trabalho e sim, escureça seus fotolitos que o resultado final vale a pena 😉

 

0 responses on "Como escurecer o fotolito para serigrafia"

Deixe sua mensagem

Formas de Pagamento

Parcele em até 6X sem juros no cartão de crédito

redes sociais

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais

GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos realizadas em nossos curso

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre lançamentos, promoções, artigos, cursos e muito mais!
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cursos de Silk Screen | Rodrigo da Silva Pereira ME | CNPJ: 06.231.525/0001-14
Rua Gaspar Lourenço, 610 - Vila Mariana/SP - Cep: 04107-001