Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 18h | (11) 2274-0202

Qual a diferença entre serigrafia e silk screen?

Qual a diferença entre serigrafia e silk screen? Essa é uma dúvida constante que algumas pessoas tem sobre o nome correto dessa técnica, se as duas palavras significam a mesma coisa ou são tipos de aplicação diferentes, enfim, vou tentar esclarecer da melhor forma possível neste artigo.

Primeiramente, Serigrafia e Silk Screen tem o mesmo significado, ou seja, são a mesma técnica só que pronunciadas em idiomas diferentes. A palavra Silk Screen ficou mais conhecida em nossa cultura, mas a maneira correta de falarmos sobre essa técnica é Serigrafia.

Quando vamos a uma loja comprar produtos para essa técnica, estamos comprando produtos para serigrafia (tinta para serigrafia a base de água, emulsão para matrizes de serigrafia, etc), o profissional que trabalha nesse segmento é chamado de serígrafo, e por ai vai.

Serigrafia ou serigraph (em inglês) é uma fusão das palavra sericos (seda) e graphos (escrever) em Grego.
Silk significa seda e Screen significa tela em inglês

A serigrafia é um processo de impressão no qual a tinta aplicada é vazada pela pressão de um puxador (um rodo) através de uma matriz (uma tela que preparamos e gravamos com um desenho). Com esse processo conseguimos fazer uma produção em série dos mais diversos tipos de produtos e matérias primas.

Costumo brincar que a serigrafia esta presente muito mais em nosso dia a dia do que imaginamos. Essa técnica é usada para personalizar roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, porcelanas, papéis, adesivos, borracha, alimentos, vidro, enfim, uma infinidade de produtos que temos contato todo o dia e toda hora que não imaginamos que a personalização é feita através da serigrafia.

 

Qual a diferença entre serigrafia e silk screen?

 

A serigrafia foi criada através da evolução de uma técnica de impressão chamada “estêncil” onde criamos uma máscara vazada com o desenho em uma superfície rígida e com a aplicação de tinta sobre esse molde é feita a impressão.

Quando falamos de evolução, não posso deixar de falar sobre a evolução da serigrafia. Ela se originou como uma técnica artesanal, manual e até hoje ela é vista dessa maneira, mas com o avanço da tecnologia e da indústria nesse setor, novos produtos e equipamentos foram surgindo e a técnica foi evoluindo. Hoje temos produtos e equipamentos específicos que fazem todo o processo da serigrafia, desde a preparação da matriz até a impressão, seja completamente automatizado ou manual.

Falando em evolução da estamparia, o transfer, a sublimação e a impressão digital (de grande e pequeno porte), são processos que fazem parte da evolução da serigrafia, ou seja, essa técnica esta em constante evolução e desenvolvimento.

Podemos afirmar então que a serigrafia convencional vai desaparecer? Eu acredito que sim e que toda essa evolução vai ser convertida em um sistema de impressão que vem evoluindo, se aprimorando e invadindo tanto a industria como os consumidores, estou falando da impressão 3D que já é uma realidade! Mas calma, isso ainda vai demorar alguns bons anos para que isso vire realidade, até lá, temos muito o que aprender e aprimorar com essa técnica fantástica de impressão.

0 responses on "Qual a diferença entre serigrafia e silk screen?"

Deixe sua mensagem

Formas de Pagamento

Parcele em até 6X sem juros no cartão de crédito

redes sociais

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais

GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos realizadas em nossos curso

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre lançamentos, promoções, artigos, cursos e muito mais!
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cursos de Silk Screen | Rodrigo da Silva Pereira ME | CNPJ: 06.231.525/0001-14
Rua Gaspar Lourenço, 610 - Vila Mariana/SP - Cep: 04107-001