Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 18h | (11) 2274-0202

Qual o tamanho da lineatura (trama) do tecido que eu escolho para fazer minha tela de serigrafia?

Lineatura é o nome correto para falarmos sobre os tamanhos das tramas em tecidos, seja poliéster ou nylon, para fazermos nossa tela de serigrafia. Ela é mensurada pela quantidade de fios por centímetro linear.

O tecido é composto por fios verticais e horizontais entrelaçados. O espaço entre um fio e outro é onde a tinta quando impressa é vazada para fazer a impressão em nosso produto.

Esse espaço pode ser maior ou menor, isso tudo é determinado pelo tamanho da lineatura que usamos. Ele é classificado por números, ou seja, tecido 10 fios, 44 fios, 55, 60, 77, 90, 120, 150, 180 fios e por ai vai.

Quanto menor o número do tecido, maior é o espaço entre um fio e outro. Quanto maior for o número do tecido, menor é o espaço entre os fios. Para você compreender melhor, veja as ilustrações abaixo.

 

Ok, agora eu entendi, mas ainda tenho dúvida em qual tamanho de tecido eu uso para minha produção.

Bom, cada tipo de lineatura do tecido tem sua característica de uso. Por exemplo, tecidos para camisetas (malha em algodão), normalmente é usado o tecido de 77 fios. Algumas pessoas usam o 55 ou 60 fios quando imprimem a tinta branca (tinta para cobertura). Ela é uma tinta mais consistente que as demais cores, sendo um pouco mais difícil de trabalhar. Ela entope a tela com mais facilidade, fazendo falhas na impressão. Por isso algumas pessoas usam um tecido com a trama mais aberta para evitar esse tipo de problema na produção.

Falando ainda em tecido (confecção) o tecido de 44 fios é usado para outros tipos de tinta, como a tinta puff, a plastisol relevo, ou mesmo a cola para aplicação de foil ou flocagem. Por ser um tecido com a trama mais aberta, a passagem e concentração de tinta é maior, permitindo assim esses efeitos expansivos ou mesmo o uso de cola no tecido.

O tipo de tinta que será utilizado também é levado em consideração na escolha do tamanho da trama do seu tecido.

Tintas à base de solvente, como a tinta vinílica ou epóxi, que tem o processo de secagem mais demorada que a tinta à base de água e por serem mais líquidas e não tão grossas, podemos usar um tecido mais fechado, com o vão da trama menor, como os tecidos de 120 ou 150 fios. Isso ajuda também na definição melhor do desenho na impressão.

Material a ser impresso – Quantidade de fios por cm em nylon ou poliéster
– Fios 32 a 44: Ideais para tecidos felpudos e atoalhados.

– Fios 50 a 77: Ideais para tecidos lisos e não muito finos, como brim, as malhas e algodão e desenhos chapados.

– Fios 90 a 100: Ideais para retículas de até 12 pontos e desenhos detalhados, tecidos lisos de qualquer espessura.

– Fios 120: Ideais para papel, papelão, vidro, materiais impermeáveis, madeira, couro, plásticos e tecidos finos como a seda.

– Fios 150 a 180: Ideais para retículas finas, desenhos detalhados e semitons.

Bom, resumindo tecnicamente esse assunto:

Material do Fio
Determina as propriedades físicas e químicas do tecido como a elasticidade, estabilidade dimensional, resistência abrasão e a produtos químicos etc. Como já abordei no artigo passado (Tecidos para matriz de serigrafia – Tecidos existentes e qual usar para minha produção, nylon ou poliéster?), os tecidos podem ser de nylon (boa elasticidade), poliéster (excelente estabilidade dimensional) ou metálicos (máxima estabilidade dimensional e efeitos anti-estático e térmico devido à condutibilidade elétrica).

O Nylon por ter surgido primeiro é mais popular, mas por ser mais elástico e sofrer a interferência da umidade e temperatura é menos instável. O Poliéster é um tecido mais estável, perde muito menos tensão após a esticagem, permitindo um melhor encaixe de cores e registro. É mais resistente em aplicações gerais.

Quantidade de fios por centímetro linear (Lineatura)
Determina a deposição de tinta sobre o substrato. Também relacionado com a ancoragem da camada.

Tipo de fio
Pode ser mono ou multifilamento (de custo menor, porém menos preciso). A tela monofilamento oferece o melhor desempenho, entope menos e é muito mais resistente e ainda imprime com mais definição.

Diâmetro dos fios
Influência as propriedades físicas do tecido (resistência mecânica), o fluxo de tinta e a resolução nos detalhes finos.

Pigmentação
Tecidos tingidos (amarelo ou laranja) eliminam a difração de luz, permitindo melhor definição e resolução de imagem. O tecido amarelo ou laranja garante uma definição melhor que a branca, mas necessita de um tempo de exposição de ao menos o dobro do que é usado no tecido branco. Os tecido amarelos ou laranjas são recomendados para o uso na quadricromia.

Acabamento
O tecido pode ainda se calandrado, o que reduz a deposição de tinta sem diminuir a lineatura (fios/cm). A redução da deposição chega a ser de até 50% em relação ao mesmo tipo de tecido não calandrado.

 

0 responses on "Qual o tamanho da lineatura (trama) do tecido que eu escolho para fazer minha tela de serigrafia?"

Deixe sua mensagem

Formas de Pagamento

Parcele em até 6X sem juros no cartão de crédito

redes sociais

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais

GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos realizadas em nossos curso

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre lançamentos, promoções, artigos, cursos e muito mais!
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cursos de Silk Screen | Rodrigo da Silva Pereira ME | CNPJ: 06.231.525/0001-14
Rua Gaspar Lourenço, 610 - Vila Mariana/SP - Cep: 04107-001