Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 18h | (11) 2274-0202

Tecidos para matriz de serigrafia – Nylon ou poliéster? Saiba qual a diferença entre eles e qual usar na sua produção de serigrafia

Tecidos para matriz de serigrafia – Nylon ou poliéster, qual devo usar? Antes de responder a essa dúvida, vamos dar uma breve introdução ao assunto.

 

Tecidos para matriz de serigrafia – Nylon ou poliéster?
Tecidos para matriz de serigrafia – Nylon ou poliéster?

 

Todo o processo para a produção de um produto personalizado através da serigrafia é bem complexo.

Existem diversas etapas e processos para se chegar ao resultado final, a sua estampa impressa.

Quando assistimos um vídeo pela internet sempre nos parece simples, é só colocar o quadro na mesa e imprimir né? Não, existem todo um processo anterior a impressão que requer conhecimento técnico, se você não souber escolher bem com quais produtos e equipamentos trabalhar sua estampa pode acabar ficando mal impressa.

Essas escolhas vão desde o tipo de tecido e a lineatura que vai usar na hora de confeccionar a sua matriz, a qualidade do fotolito, a emulsão correta, a tinta correspondente a sua matéria prima e o tipo de rodo a ser usando e todos os equipamentos necessários para a produção.

Ao longo do tempo, vou escrever em nossa seção de artigos técnicos, sobre cada processo, dúvidas e curiosidade para você ter um melhor conhecimento e aprimoramento da técnica da serigrafia, ou silk screen como também é conhecida.

Nesse artigo, vou falar sobre os tipos de tecidos existentes para você confeccionar a sua matriz, ou tela serigráfica.

Temos 2 tipos de tecidos utilizados hoje em dia na serigrafia: Nylon e o Poliéster.

O Nylon é o tecido mais antigo usado nesse setor. Ele tem a característica de ser um tecido com mais elasticidade, deixando sua tela com tensionamento mediano o que é ideal para impressões em superfícies cilíndricas, curvas ou irregulares como canecas, garrafas, shapes de skate, canetas, mouse, copos, vasos e diversos outros tipos de materiais com essa característica.

O Poliéster é um tecido com menos elasticidade do que o nylon. Por ele ser um tecido mais firme, permite que a esticagem (tensionamento) do nylon na tela (matriz) seja mais firme, dando maior durabilidade a sua matriz e garantindo uma padronização na impressão em escala.

Seu uso é indicado para superfícies planas, como tecidos em geral (camisetas, blusas, bolsas), vinil, vidro, papel, borracha, acrílico, madeira entre outros.

Ambos os tecidos você encontra com facilidade em lojas especializadas em serigrafia. Eles são vendidos por metro ou o rolo inteiro, fica a seu critério e de acordo com a sua necessidade.

 

etapas-serigrafia

 

Bom, agora que eu já sei essa diferença entre os tecidos, posso sair comprando e produzindo minhas próprias telas? Ainda não, tem um outro fator muito importante na escolha do seu tecido que é a Lineatura a ser usada.

A lineatura é o tamanho da trama que cada tecido tem, se ela é mais aberta ou mais fechada. Saber disso é fundamental para identificar qual lineatura utilizar para cada tipo de matéria prima. As diferentes tintas e efeitos de impressão também demandam lineaturas diferentes.

No próximo artigo, vou falar sobre a Lineatura, explicando qual tamanho de trama utilizar para diferentes tipos de matérias primas e tintas.

0 responses on "Tecidos para matriz de serigrafia – Nylon ou poliéster? Saiba qual a diferença entre eles e qual usar na sua produção de serigrafia"

Deixe sua mensagem

Formas de Pagamento

Parcele em até 6X sem juros no cartão de crédito

redes sociais

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais

GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos realizadas em nossos curso

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre lançamentos, promoções, artigos, cursos e muito mais!
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cursos de Silk Screen | Rodrigo da Silva Pereira ME | CNPJ: 06.231.525/0001-14
Rua Gaspar Lourenço, 610 - Vila Mariana/SP - Cep: 04107-001