Como escurecer o fotolito para serigrafia
O fotolito tem um papel fundamental para a serigrafia manual, é através dele que o desenho é transportado para a matriz serigráfica e da matriz para o produto. Todo o processo sendo bem executados, resultam numa impressão de boa qualidade.
Um dos fatores que fazem com que o seu desenho seja bem gravado em sua matriz é o fotolito. No artigo Fotolito para Serigrafia, falei sobre o fotolito e suas principais características. Falei também sobre o escurecimento do fotolito e a sua importância é isso que vou demonstrar em vídeo.
Aprenda como fazer o escurecimento do fotolito utilizando o reforçador de imagem, um produto que a indústria criou e que é encontrado com facilidade em lojas de serigrafia e como era feito esse processo antigamente, utilizando o tinner ou a gasolina.
Mas por que devo fazer esse procedimento?
Simples, a tinta preta impressa no papel transparente fica mais intensa e brilhante, o preto fica mais preto, impedindo ainda mais a passagem da luz no ato da gravação da tela. Essa ação faz com que os detalhes do seu desenho sejam gravados por completo e com mais precisão, daí a importância desse processo.
Claro que não é fundamental fazer o escurecimento do fotolito, eu mesmo já gravei muita tela sem escurecer o fotolito mais percebi que quando comecei a testar a gravação com o fotolito escurecido, detalhes que as vezes davam trabalho na hora da abertura, como traços mais finos e ou detalhes da estampa que acabavam estourando ou muita das vezes nem abrindo, parou de acontecer e resultou numa experiência mais positiva com relação a abertura da tela, então absorvi esse procedimento como padrão nas minhas produções.
Eu consigo então realizar esse procedimento em qualquer fotolito? Infelizmente não, somente pode ser realizado o escurecimento da tinta em fotolitos que foram impressos em impressoras a Laser, os fotolitos impressos em impressora jato de tinta não posso realizar esse procedimento, pois ao aplicar o spray ou o vapor do tinner ou gasolina, a tinta impressa no papel vai escorrer e você vai perder a sua impressão!
Bom, vamos ao vídeo e se achar interessante o processo, comece a introduzi-lo em sua rotina de trabalho e sim, escureça seus fotolitos que o resultado final vale a pena 😉