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13 Comentários
Olá, Rodrigo! Tudo bom?
Estou começando agora na serigrafia. Estudei um pouco com vídeos no youtube, onde inclusive achei o seu para montar a mesa de gravação, e após comprei os materiais e ferramentas necessárias.
Acontece que não estou conseguindo gravar as telas, já tentei mudar algumas técnicas, mas ainda não deu certo e eu não descobri o motivo.
Então resolvi comprar o seu curso para principalmente conseguir um suporte e ajuda no meu caso específico que não está funcionando.
Eu gravei o processo para poder mostrar e explicar com mais clareza pra você o que estou realmente fazendo, para que seja mais fácil identificarmos o que está errado no meu processo.
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=DYDOiJFIG3w
Estou ainda tentando descobrir o tempo de gravação com uma imagem de teste para tempos de gravação (já testei com outras imagens também). Mas acontece que com pouco tempo, a imagem estoura, e com mais tempo ela estoura em alguns pontos e não abre em outros. E nenhum dos tempos a qualidade da revelação fica aceitável, sempre fica com defeitos.
Desde já agradeço muito a sua atenção e ajuda.
oi Gustavo, tudo bem?
Olhei seu vídeo aqui e queria pontuar algumas coisas:
1) vc usa bicromato certo?
2) A secagem vc esta fazendo em um ambiente sem contato com luz direta na tela? (não consegui identificar isso no video)
3) Vc usa o soprador térmico para secar a tela ne? Ele é muito quente, o ideal é fazer a secagem com pelo menos 1 palmo de distância
4) aplicação do fotolito esta fazendo em ambiente com luz acessa? Se sim, não pode, pq a tela seca já esta apta para receber a luz que vai endurecendo a emulsão. Secar a emulsão e aplicar fotolito, luz apagada ou sem luz direta na tela, ok?
5) Vi que a espuma que esta usando para pressionar a tela é branca, certo? Coloque um tecido preto sobre essa espuma e ai vc aplica a tela. Ela sendo branca ele reflete de volta a luz para a tela e isso atrapalha a gravação (pode ser esse o grande problema ai tá)
6) Qual a distância da lampada para o vidro que esta usando? Se for muito longe, pode dar problema, o ideal ai é uns 30 cm.
Assim, o bicromato é muito perigoso o uso, tanto para sua saúde quanto para o meio ambiente (como informado em curso). Eu não uso ele já faz muito tempo, mas a caracteristica dele é gravar com lâmpadas quentes (halogenas = sua lampada é essa, ok) e ela grava num tempo rápido.
O que pode estar acontecendo é isso que falei, a espuma sendo branca ela reflete a luz e atrapalha a gravação da tela. Reveste ela com tecido preto para que a luz quando chegar na tela ela não reflete de volta. Outro ponto que vc pode ver é se todos os tempos que esta usando está abrindo a tela, vai aumentando ai o tempo. O seu último tempo foi de 3 minutos, comece gravando novamente com 3 minutos e vai aumentando ai.
Verifique também a distância da lampada para o vidro e qqer coisa abaixe mais um pouco.
O seu fotolito esta bem impress? o preto tá bem preto? O papel sendo leitoso ele tmb atrapalha um pouco na gravação, o ideal é ele ser o mais transparente possível e sem brilho. O papel pelo que vi é laser film, né? vc usou impressora a laser? Se si, tente fazer o escurecimento do fotolito com tinner que isso ajuda tmb.
É isso, reveja esses pontos que te falei e tente novamente Gustavo. Infelizemente esses testes são chatos e a coisa que mais me aborreceu no começo foi a gravação da tela, dava os mesmos erros que vc até que consegui entender e comecei a fazer do jeito certo.
Da uma olhada, e me retorno depois com o resultado, ok?
Abs e boa sorte!
Olá, Professor.
Primeiramente gostaria de agradecer a resposta rápida e detalhada!
Vamos lá…
Já fiz novos testes com as orientações do professor. Vou responder os questionamentos e passar os resultados.
1) Sim, estou usando bicromato, pois eu já tinha comprado. Na próxima compra irei priorizar outro tipo de sensibilizante (diazo), conforme o professor orientou. 🙂
2) Sim, sem contato com luz direta. Só está acesso uns spots de led indiretos do outro lado da parede, uns 4 metros de distância, para eu não ficar no escuro. No vídeo parece mais claro do que é.
3) Legal. Vou tomar mais cuidado com o soprador, e tentar deixar secar naturalmente.
4) A aplicação do fotolito está sendo na mesma sala, com luz indireta.
5) Perfeito! Eu pintei a espuma de preto pra facilitar, e já melhorou muito a qualidade da gravação! Está quase lá!
6) Estou usando com 50 cm de distância do vidro.
O meu fotolito foi feito com papel vegetal e em impressora jato de tinta normal, pois é o que tenho aqui em casa.
Fica preto, mas contra a luz fica meio transparente. Com um papel branco ao fundo ele fica com um preto bom. Foi impresso na qualidade máxima da configuração da impressora.
Tem alguma técnica ou dica para melhorar o resultado do papel vegetal e jato de tinta?
Outra dúvida. Hoje o meu fotolito já estava com qualidade bem ruim. Meio borrado, sem definição, e meio enrugado também. É normal que isso aconteça? Segue duas fotos:
https://imgur.com/vOw4Quv
https://imgur.com/PtT4WNu
No teste de hoje eu mudei os seguintes processos:
– Passei emulsão só uma vez e só do lado externo da tela (tem problema?). Ficou bem passada. 🙂
– Deixei secar a tela com a emulsão naturalmente, e só dei uma reforçada com o secador no final e com uma boa distância.
– Pintei a espuma de preto.
– Gravei com 2:00, 2:30, 03:00, 03:30, 04:00.
– Permaneci com os 50 cm de distância entre a luz e vidro (https://imgur.com/Z5ltMOw)
O resultado foi esse: https://imgur.com/6Iv6DC0
Melhorou bastante, mas ainda não está perfeito.
Acredito que o fotolito tem grande responsabilidade nesse meu resultado ruim. Será que foi isso? Se sim, será que só isso resolva?
Mais uma dúvida. O jato de água que tenho que bater pra revelar a tela, eu tenho que jogar até muito tempo? Porque parece que quanto mais tempo eu fico batendo o jato, mais vai soltando, e nunca para. Não consegui identificar o momento que devo parar (talvez seja pq não encontrei o tempo certo de gravação ainda?).
Muito obrigado!
Oi Gustavo, vamos lá:?
1) ok
2) ok
3) Não precisa deixar secar naturalmente. Tenha sempre o cuidade de utilziar com o minimo de 1 palmo de distância e sempre movimentando o soprador sobre a tela toda.
4) ok
5) Pode colocar um pano preto tmb, o preto faz com que a luz não reflita de volta e isso é muito bom!
6) Tenta baixar mais a lâmpada, tenta usar ai uns 35 cm de distância e faça um teste. Outra coisa q vc pode fazer é comprar uma lampada palito de 1000w (ela é baratinho) e é bem mais potente que a de 500W e isso pode ajudar bastante tmb.
Tente usar o fotolito 100% transparente, isso ajuda muito. Vi q seu fotolito tem detalhes de reticula, assim, nunca vai conseguir chegar nessa qualidade usando lâmpada halogena tá, somente com lampada UV que os detalhes da arte saem com perfeiçao! Entao foque em desenho chapados mesmo.
A tecnica que uso apra impressão de fotolito jato de tinta e usar sempre qualidade fotografica e as vezes, algumas pessoas mudam a cor de CMYK para RGB e dizem que o preto fica mais preto (nunca fiz esse teste).
Fotolito ruim = tela ruim! O cuidado com o fotolito é fundamental, o que tiver no fotolito vai refletir na tela, ok?
Cara, sobre o jato de água. Se a tela esta bem gravada ela não estoura. Se a tela esta estourando, como o seu caso, quer dizer que ainda o tempo de luz que ficou na tela não agiu na emulsão (onde não tem desenho) endurecendo ela o suficiente para ela não estourar em contato com a água. O seu problema agora deve estar na distancia da lampada ou na potencia da lampada, na leitosidade do seu fotolito (use transparente e já vai ver um ganho bem maior) e no acerto do tempo de exposição.
Tente esses ajustes que vai ficar bem melhor o resultado, ok?
Abs e boa sorte!
Olá, Professor.
Vamos aos testes de hoje… Fiz as seguintes alterações:
– Coloquei uma camiseta preta vestindo a espuma para garantir ausência de reflexo.
– Abaixei a lâmpada para 35 cm de distância do vidro.
– Comprei uma transparência ontem, porém eu comprei uma errada, uma não própria para jato de tinta, de acetato. Procurei na internet sobre, e vi gente colocando cola branca na mesma pra segurar a tinta impressa. Por incrível que pareça, funcionou, mas eu sei que não é o ideal.
Fotolito: https://imgur.com/afRhlbQ
– Usei uma imagem chapada, similares as que quero revelar.
– Tempos de exposição: 01:00, 01:30, 02:00, 02:30, 03:00.
O resultado foi esse: https://imgur.com/TX5bEdi
Ainda não está bom. Alguns detalhes dá pra ver que estavam falhos no fotolito. Mas também não foi possível identificar os detalhes da imagem mais a direta, onde tem escrito aston martin bem no centro do símbolo das asas.
Será que o problema agora é somente o fotolito?
Outras dúvidas:
1) Qual exatamente os tipos/modelos/características de papéis transparentes para jato de tinta?
2) Qual a lâmpada UV mais acessível indicada para essa mesa onde eu possa gravar retículas?
Muito obrigado!
Ficou bemmmm melhor agora hein, show, parabéns!
Cara eu sempre comprei fotolitos aqui: https://www.mares.com.br/
Ele vão te dar o melhor fotolito para jato de tinta (converse com eles) e opte pelo 100% transparente e fosco.
Uma boa lâmpada UV é a ultravitalux da Osram. Hoje as lâmpadas LED e um aluno perguntou sobre esse refletor LED (eu nunca tinha visto e não sei dizer se é bom, mas fale com o vendendor e veja se é confiável e se for ruim, vc tem como devolver o produto pela garantia do mercado livre – https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2093663976-melhor-que-a-lmpada-hqa-tela-para-silk-screen-serigrafia-_JM?searchVariation=173936268609#searchVariation=173936268609&position=12&search_layout=grid&type=item&tracking_id=79947a50-fb19-4357-bcec-3248ed2e12ed)
Olá, Professor.
Vamos aos testes de hoje…
Melhorou um pouco mais, mas ainda não está perfeito. E estou com medo de não conseguir chegar ao resultado esperado.
– Consegui achar uma transparência para jato de tinta aqui na cidade, e então o fotolito ficou bem melhor e muito bom! Segue:
https://imgur.com/srxh4Ch
https://imgur.com/K46hKef
– 1ª tentativa
Tempos de exposição: 02:00, 02:30, 03:00, 03:30, 04:00.
Resultados:
https://imgur.com/kJ6zLBl
A parte de baixo é de 04:00, ela estourou os detalhes.
https://imgur.com/Yo5Ghft
As com menores tempo não ficaram bem definidas, ficaram meio serrilhadas.
– 2ª tentativa
Aumentei o tempo de exposição.
Tempos de exposição: 04:00, 04:30, 05:00, 05:30 e 07:00.
Resultados:
https://imgur.com/Vdz6Sgz
https://imgur.com/Xghw8ci
A parte de baixo é com 7 minutos. Tinham algumas partes que não estavam abrindo, então eu forcei mais água e ela estourou.
– 3ª tentativa
Imaginei que talvez poderia não está tendo contato suficiente da tela com vidro para definir os detalhes mais finos, então eu inverti a mesa para tentar fazer mais contato. https://imgur.com/ABmkQO5
Tempos de exposição: 02:00, 03:00, 04:00, 05:00, 07:00.
Resultados:
https://imgur.com/OzR3Q2W
A revelação de 07:00 tinha ficado muito boa, mas alguns detalhes não tinham aberto. Eu forcei e a imagem começou a ficar serrilhada, perdendo a definição dos detalhes.
Cheguei novamente num ponto que não sei mais o que mexer, pois não está ficando com a qualidade esperada. Pode me ajudar?
Muito obrigado!
Gustavo, assim, veja o quanto vc já evoluiu, isso é muito bom, fique feliz por isso.
Essas adaptações são importantes.
Cara, faz um teste, pega uma estampa normal (apenas 1) e grave somente ela e veja o que acontece.
Essa inversão que vc fez da mesa é bem interessante. na verdade eu gosto muito de mesa desse estilo, onde a luz fica para baixo do vidro e não pra cima. Eu ia falar pra vc fazer um teste, colocamdo a sua mesa dentro de uma caixa de papelão para a luz não se perder, talvez isso ajuda bastante tmb.
Se seguir usando essa inversão que fez, entre a tela e os pesos, coloque um pano preto que cubra todo o vidro (não sei se entendeu). Coloque a tela, o pano por cima da tela e o peso em cima do pano, assim a luz não vaza e fica concentrado na tela.
Outra coisa que eu ia dizer, assim vc usa emulsão e sensibilizante da Genesis ne? Na verdade eu não gosta da genesis, eu sempre usei Agabê (eles são a melhor marca de emulsão que existe). As vezes a marca da emulsão enfluencia em tempo e resultado. Não quero dizer que ela é ruim, mas eu particularmente não gosto!
O que eu quero dizer é que as vezes é legal a gente mudar de marca para ver se é bom ou não, sacou?
Uma outra coisa que eu ia te dizer. A lampada que usa é palito, experimenta comprar uma de 1.000w (é baratinha) e a potência da lâmpada pode ajudar muito tmb.
Equipamento é investimento, as vezes ficamos querendo economizar no que é o principal da nossa mesa que é a lâmpada UV mas pensa no tempo, produtos, água e energia que esta gastando com esses testes ai, será que vale a pena???
Bom, se puder, pegue a lampada de 1.000w e quando conseguir, use uma lampada UV que vc vai ver que a diferença é gritande em relação a qualidade de gravação, ok?
Abs!!!
Olá, Professor.
Estive pesquisando as emulsões da HB, e existem inúmeras. Fiquei um pouco confuso na hora de escolher qual a melhor pro meu caso.
Pelo que entendi as UNIFILM são as prontas pra uso, que acho que seria o melhor para o momento.
Mas vi diversos modelos, TXT, TEX, WR, 38, ACQ, etc…
O professor consegue me indicar qual a seria a melhor pro meu caso que é tinta a base dágua.
Gustavo, seria ideal vc ter feito o curso serigrafia têxtil pro! La explicamos tudo isso!!!!
Esse curso que esta fazendo é mais caseiro e pelo que estou entendendo não é o seu caso.
Unilfim so serve para lâmpada UV, então esquece. A que eu sempre usei foi a Decafilm WR + Diazo de 3g
O que vai acontecer é que terá que fazer tudo novamente seus testes de exposição, ok?
Olá, Professor.
Vamos de atualizações nos meu testes.
1)
Sexta passada comprei um refletor UV aqui na minha cidade, igual a esse de 50w: https://imgur.com/dYxAVto
Resultados: https://imgur.com/iwkDjtW
Nenhum ficou com definição boa. Inclusive peguei o melhor e tentei imprimir em um tecido aqui, e a impressão ficou super falhada.
2)
Hoje resolvi mudar.
Comprei a emulsão HB unifilm acq e fiz uma mesa de fita de led uv aproveitando aquela antiga estrutura. https://imgur.com/H0tdf0p
Fiz alguns testes de exposição, inclusive um que vi o professor fazendo do dedo com água na emulsão e no vidro (nesse caso com 1:00 ficou transparente).
Mas o tempo que ficou melhor, parece ter sido com 1:45. Aí então fiz o teste que o professor falou de gravar só uma vez nesse tempo e já revelear.
Resultados:
https://imgur.com/fuYUQ20
https://imgur.com/HNhBZiZ
Novamente nenhum ficou com resultado satisfatório, principalmente na imagem da aston martin.
O que pode ser agora?
Muito obrigado.
Professor?
Gustavo tudo bem?
Pelo que vi a tela esta sendo revelada. nas 2 imagens que mandou, os desenhos da linha 2 estão ok!
O que vc deve fazer e eu já havia falado para você, gravar agora um desenho apenas (no tamanho original dele) e usar o melhor tempo que testou na sua gravação.
Sobre o serilhado, o seu fotolito deve estar serilhado! Vc esta imprimindo um desenho chapado do photoshop? O que tiver no fotolito vai refletir na sua tela, não tem como um fotolito bem impresso refletir para a tela um defeito de impressão 🙁
É isso Gustavo, vc já acertou, agora faz o teste individual do desenho. Saiba que desenho com detalhes pequenos e muito finos são um desafio para abrir a tela e com certeza o tempo muda (para menos) por conta dos detalhes pequenos. Desenho chapadões são o melhor caminho para começar a gravar a tela e pegar o jeito.
Um abraço e boa sorte