Fotolito para serigrafia
O fotolito tem um papel fundamental na serigrafia manual. É através dele que transportamos para nossa matriz serigráfica o desenho a ser impresso. Esse processo é feito através da gravação de tela por um equipamento chamado mesa de luz.
O papel que usamos para imprimir o fotolito tem algumas características fundamentais para o sucesso de todo o processo da gravação da matriz, pois é através dele que o desenho será passado para a tela e se ele estiver mal impresso, com falhas ou a tinta impressa for transparente, a sua produção não ficará de boa qualidade.
O papel pode ser 100% transparente, que é o mais indicado para esse trabalho, ou semi transparente. Você encontra com facilidade esse tipo de papel em papelarias, na internet ou grandes lojas de suprimentos para escritório. Um detalhe importante é que você tem que saber qual o tipo da sua impressora, se é jato de tinta ou a laser, para comprar o papel indicado para a impressora que vai usar.
Antigamente usávamos um papel sulfite mesmo e colocávamos óleo de cozinha para ele ficar transparente, chamávamos de óleolito (óleo+fotolito) mas claro que isso ficou no passado e não vamos resgatar essa técnica no improviso tendo em vista a gama de opções que encontramos hoje com muita facilidade.
A sua produção pode ser terceirizada em gráficas rápidas ou bureaus mas o custo acaba saindo mais alto e ele tem que ser embutido no valor da sua produção. Recomendo aos meus alunos que imprimam seus próprios fotolitos pois a economia é muito grande a curto prazo. Quando terceirizamos esse serviço, pagamos por tamanho da folha e por quantidade de cores que seu desenho tem, em média é cobrado R$ 15,00 por um fotolito no tamanho A4 e em 1 cor. Se sua estampa tem 4 cores, o custo do seu fotolito fica por R$ 60,00. Agora imagine quando você vai fazer uma produção de umas 15 estampas, com desenhos entre 1 a 4 cores. Vamos supor que você tem cerca de 50 fotolitos para imprimir e o custo unitário é de R$ 15,00, você tem o custo de R$ 750,00 somente de fotolito!
Mas claro, tudo isso vai depender do seu projeto e do valor que tem disponível para investir.
Ah, e se você é leigo no assunto, fique sabendo que cada cor que sua estampa tiver, temos que imprimir 1 fotolito e gravar 1 tela para cada cor do seu desenho.
Bom, vamos voltar as características do fotolito para a serigrafia.
Papel transparente (tipos de papel)
É recomendado o uso do papel 100% transparente, pois a passagem de luz para o quadro, na hora de gravação é total, fazendo com que seu desenho fique mais rico em detalhes. Mas também pode ser usado o papel leitoso (semi transparente, laser film ou vegetal como também é chamado).
Impressão na cor preta
Todo o desenho que for impresso, independente se sua estampa é colorida (em 4 cores por exemplo) cada cor tem que ser impresso na cor PRETA. A cor preta, na teoria, é a cor que mais impede a passagem da luz, e esse processo é essencial para que seu desenho fique bem gravado e na hora da revelação e da abertura você consiga ter um excelente resultando, abrindo todos os detalhes da sua estampa com perfeição.
Tipo de impressora (Impressora Laser ou Impressora Jato de tinta)
É recomendado usar uma impressora a laser , pois além de ter uma definição melhor do seu desenho, a fixação da tinta no papel é melhor, a cor preta é realmente preta e com pouca transparência, a economia do tonner (cartucho) é muito grande em relação a quantidade de impressão X troca de cartucho. Um outro detalhe importante, é que usando uma impressora a laser conseguimos fazer um processo que é escurecer a cor do fotolito antes de gravarmos a nossa tela.
As impressoras jato de tinta, são mais comuns, quase todo mundo tem uma impressora dessa em casa, mas não é recomendada para esse tipo de serviço por alguns motivos:
– A tinta preta não fica 100% preta, ela fica um cinza escuro transparente, o que pode causar problemas na hora da gravação da tela;
– O consumo de cartucho é alto, pois temos que configurar a impressora de uma forma que fique com a melhor impressão possível e que todas as cores sejam impressas (CMYK) para que o preto fique mais escuro e menos transparente;
– Não conseguimos fazer o processo de escurecer a imagem com os produtos pois a tinta escorre no papel.
Emenda do fotolito
Para desenhos chapados, podemos usar um recurso onde conseguimos fazer uma estampa no tamanho que quisermos utilizando folhas A4. Podemos, por exemplo, usar um desenho no tamanho A3 fazendo a impressão em partes, no tamanho A4, e depois juntando as 2 folhas impressas criando um desenho A3. Com isso não nos limitamos em tamanhos de estampa só por que estamos usando uma impressora A4.
Reforçador da imagem
Usamos essa técnica após a impressão do desenho no fotolito. Existem sprays que você compra em lojas de serigrafia chamados Reforçadores de Imagem. Esse spray é aplicado sobre o desenho impresso deixando a tinta preta mais escura e brilhante, fazendo com que na hora da gravação da tela, a luz não passe sobre a tinta preta, gravando com mais eficiência sua matriz. Existem algumas técnicas que a velha guarda da serigrafia utilizava para escurecer o fotolito. Tem gente que usa o vapor da gasolina ou do tinner para isso, o resultado é bastante semelhante como o do spray. Um único detalhe, como já comentei acima, esse processo só pode ser feito se seu fotolito foi impresso por uma impressora a laser.
Veja esse artigo para saber como escurecer o fotolito para serigrafia.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o fotolito para serigrafia e suas características, acredito que você chegou a uma conclusão importante, você mesmo pode fazer o seu próprio fotolito. A economia é enorme, o custo unitário do fotolito não deve ultrapassar de R$ 1,50 por folha.
Agora vamos fazer uma conta básica e comparar. No exemplo que citei sobre terceirizar 50 impressões (50 X R$ 15,00 = R$ 750,00) ou você mesmo imprimir 50 fotolitos (50 X R$ 1,50 = R$ 75,00). Temos ai uma diferença de R$ 675,00. Com essa diferença você compra uma impressora a laser monocromática (preto e branco, em média R$ 350,00), 3 ou 4 blocos de papel transparência com 100 folhas cada (média de R$ 45,00 por bloco) e sobra dinheiro ainda para você comprar 1 tonner de reserva (média de R$ 100,00).
Em breve vou criar alguns vídeos ensinando a fazer uma montagem de fotolito em A3 e como separar as cores na hora de imprimir usando o corel e o illustrator, até breve!
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1 Comentário
muito interessante eu uso papel laser filme e uma impressora jato isso acaba dificultando um pouco o meu trabalho e agora entendo o porque