Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 18h | (11) 2274-0202

Composição das cores primárias, secundárias e terciárias

Vou começar esse artigo dando uma breve introdução em 2 pontos fundamentais para a compreensão da composição de cores para quem quer trabalhar com o silk screen.

Classificação das cores

Quando falamos de cores, de um modo geral, temos 2 sistemas de composição que podemos utilizar, sendo cada um com seu respectivo segmento.

Esses 2 sistemas são Cor Luz , identificado pelas siglas RGB e Cor Pigmento, identificados pela sigla CMYK.

A Cor Luz é o sistema de cores aditivas, formadas pelas iniciais em inglês RGB (Vermelho, Verde e Azul), que são feixes de luz que se cruzam dando origem a novas cores.

Esse sistema é utilizado nos objetos que emitem luz para projetar uma imagem, por exemplo, monitores de computador, televisão, Internet, cinema, câmeras digitais, scanners, etc.

Vou citar um exemplo abordando o nosso segmento, o silk screen. Quando estamos no processo de desenvolvimento da estampa (arte que será impressa em nosso produto, uma camiseta por exemplo) normalmente utilizamos o computador, para o desenvolvimento da arte nos programas Corel Draw ou Adobe Illustrator. Nesse caso estamos falando no processo de cor Luz.

A Cor Pigmento é o sistema de cores subtrativas formato pelo Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black – Key) originando a sigla CMYK. Esse sistema é utilizado na indústria gráfica, onde as tintas são misturadas para serem impressas no papel. No caso da estamparia, a escala CMYK é a referencia que temos para a composição e mistura das cores, pois são as cores pigmentadas que serão impressas em uma matéria prima, seja um tecido, papel, borracha, vidro, etc.

Composição das cores primárias, secundárias e terciárias.

Quando vamos comprar a tinta serigráfica para a nossa produção, podemos encontrar 2 tipos de tinta, sendo elas, a tinta já preparada e pronta para ser utilizada (impressa), nas cores disponíveis que a marca do fabricante disponibiliza no mercado e a cor que pigmentamos, ou seja, compramos uma tinta base, nesse caso a tinta branca, e os pigmentos Ciano, Magenta, Amarelo e Preto para compor as cores que queremos trabalhar. Essa diferença entre tinta pronta e tinta pigmentada vou abordar em outro artigo, o nosso foca aqui é a compreensão das cores.

Em qualquer desses 2 casos, precisamos ter claro a compressão da composição das cores, pois na hora de fazer o silk no produto, a cor que será impressa nós que vamos fazer ou seja, teremos que pegar uma tinta pronta ou uma base, misturar a proporção correta com uma outra tinta até chegar no resultado da cor desejada e nesse caso é fundamental sabermos de cor a composição de cada cor.

Cores Primárias

As cores primárias são o conjunto de cores que podem ser combinadas para criar outras cores, ou seja, misturando uma cor com outra originamos uma segunda cor.

As cores primárias, baseados na combinação de cores subtrativas (Cores Pigmento – CMYK) são o Azul o Vermelho e o Amarelo.

 

cores-primarias-curso-de-silk-screen

 

Cores Secundárias

As cores secundárias são originadas pela mistura das cores primárias, ou seja, quando misturamos o azul, o vermelho e o amarelo entre si, originamos uma segunda cor. As cores secundárias são:

– Verde: Mistura do azul com o amarelo)
– Laranja: Mistura do vermelho com o amarelo)
– Roxo: Mistura do azul com o vermelho).

 

cores-secundarias-curso-de-silk-screen

 

Cores Terciárias

As cores terciárias são o resultado da mistura das cores primárias com as cores secundárias, onde originamos uma terceira cor.

As cores terciárias são:
– Laranja: Mistura do vermelho + amarelo
– Oliva: Mistura do verde + amarelo
– Celeste: Mistura do azul + ciano
– Violeta: Mistura do azul + magenta
– Rosa: Mistura do vermelho + magenta
– Turquesa: Mistura do verde + ciano

 

cores-terciarias-curso-de-silk-screen

 

Um outro ponto que é interessante abordarmos é sobre as cores Preta e Branca. Na teoria, a ausência de cores originamos o Branco e a mistura de todas as cores originamos o Preto. Tratando-se de cores pigmento, o Branco é cor.

As cores que mais são usadas na estamparia são o Branco, o Preto, o Azul, o Vermelho e o Amarelo, pois a mistura entre elas, conseguimos originar qualquer cor.

0 responses on "Composição das cores primárias, secundárias e terciárias"

Deixe sua mensagem

Formas de Pagamento

Parcele em até 6X sem juros no cartão de crédito

redes sociais

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais

GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos realizadas em nossos curso

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber sobre lançamentos, promoções, artigos, cursos e muito mais!
  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cursos de Silk Screen | Rodrigo da Silva Pereira ME | CNPJ: 06.231.525/0001-14
Rua Gaspar Lourenço, 610 - Vila Mariana/SP - Cep: 04107-001